Liberdade de criação como você nunca viu

Mencionamos que nossos projetos para websites e/ou lojas virtuais são desenvolvidos em Open Source, que em bom português pode ser descrito como plataformas de código aberto. Mas enfim.. o que seriam estas tais plataformas?

Para não se aprofundar tanto no tema, especialmente em questões técnicas, vamos definir que este tipo de sistema tem muitas coisas interessantes, porém dois itens merecem destaque: as plataformas em seu estado básico puro são gratuitas para utilização e a parte de programação (os códigos) está praticamente definida, o que diminui consideravelmente o custo operacional de desenvolvimento.

Mas espera aí? Sendo gratuitas, porque existem custos de desenvolvimento ainda que mais baixos?

Para resumir esta resposta podemos dizer que, em estado puro de instalação, as plataformas de código aberto entregam praticamente definidas as estruturas primárias de códigos para montagem de um projeto online.  Seria como um alicerce sólido e pronto para receber o restante da obra.

Dito isto, o que vem daí por diante é justamente a construção, a etapa onde o dono resolve sobre espaços, dimensões, acessos, caminhos e claro, sobre o acabamento; neste momento as cores, os demais elementos estéticos e tudo que irá complementar o ambiente criado entram em ação. É realmente como pensar em decoração, definindo uma série de valores que definem o ambiente selecionado para seu conteúdo.

Fazer esta analogia baseada em uma obra planejada e bem executada é a melhor maneira de passar a ideia do poder das plataformas de código aberto, que por já estarem presentes e atuantes no mercado mundial há um bom tempo, contam com comunidades próprias que fornecem inúmeras opções de aplicações adicionais para enriquecer seu projeto virtual.

Neste contexto a CeD oferece os materiais, as ferramentas e a mão de obra que você precisa.

Infinitas opções para atender seu projeto

Planejamos e executamos seu projeto a partir da base, como faria uma equipe envolvendo arquitetos e engenheiros, com a vantagem de que se uma das paredes não ficar exatamente como desejado não precisamos derrubar tudo nem fazer muita sujeira.

Esta é uma das maiores e melhores partes das plataformas de código aberto: são os chamados CMSs - Content Management Systems, chamados por aqui de Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo.

Estes sistemas são basicamente formados por painéis administrativos de alta performance baseados em bancos de dados, onde praticamente todos os itens referentes à estrutura, navegação, atualizações e manutenções do site são manipulados. Também chamados de backends, estes painéis são acessados de forma restrita por administradores registrados que poderão fazer quase tudo em relação às mudanças e ajustes desejados e/ou necessários para o lado público do sistema (frontends). Quase tudo porque algumas atividades específicas são administradas por outros meios, como FTP, softwares de edição gráfica, recursos de hospedagem etc.

Caramba!! Quanta coisa! Realmente tudo isso é necessário apenas para montar um site??

Bem, se você planeja um projeto mais bem elaborado, com múltiplas opções de controle, inserção de conteúdo, design responsivo e um visual moderno e eficiente, você certamente vai optar por desenvolver seu site ou loja em plataformas de código aberto.

Entre em contato para saber mais sobre a plataforma indicada para a sua ideia.